5 passos fundamentais para sua marca avançar na jornada de transformação digital

Uma pesquisa feita com consumidores brasileiros mostrou que 42% dos entrevistados dizem estar dispostos a mudar de escolha influenciados pelos resultados das buscas. São pessoas que usam a internet para encontrar marcas que atendam às suas necessidades e produtos e serviços que sejam de fácil acesso. Elas querem entregas rápidas e dão preferência a fornecedores que estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Ou seja, são consumidores que estão mais conectados, mais intencionais e mais impacientes.

O surgimento desse novo perfil se explica pelo avanço da digitalização no país. Desde 2020, houve um aumento de mais de 9 milhões de compradores na internet. Setenta por cento dos brasileiros dizem estar usando o Google mais hoje do que antes da pandemia. Para completar o cenário, a projeção de crescimento de faturamento do comércio eletrônico até 2027 é de 42%.

85% dos brasileiros dizem estar fazendo escolhas de compra mais intencionais, 72% pesquisam online antes de realizar uma compra (online ou offline), 70% usam a internet para pesquisar por produtos ou serviços diferenciados que "combinam comigo''.

O resultado de tudo isso é que estamos vivendo hoje uma mudança importante na maneira como as pessoas se relacionam com as compras, as marcas e os produtos. E o desafio que se impõe para as empresas é estar presente nos momentos certos e com as mensagens certas. Mas como fazer isso em meio a tanta complexidade? A resposta está na transformação digital.

Estudos mostram que a maturidade digital gera resultados expressivos. Marcas mais maduras viram a receita aumentar em 18%, os custos diminuírem em 29%, e o market share crescer duas vezes em comparação às menos maduras. De acordo com o gMaturity, índice do Google que avalia a maturidade digital de negócios, 63% das empresas brasileiras avaliadas podem ser consideradas “conectadas” e 3% estão no estágio “multimomento”, o mais avançado da escala.

Neste artigo, vamos apresentar cinco conceitos para começar uma transformação digital na sua empresa, também conhecidos como os 5 As: Analytics (mensuração), Automation (automação), Audiences (audiências), Assets (criativos) e Access (acesso).

Ícone usuário e badge de segurança. 80% das pessoas estão preocupadas com sua privacidade online. Ícone usuário e setas indicando troca. 90% das pessoas estão mais propensas a compartilhar informações com marcas que oferecem algo relevante em troca.

Um passo fundamental nessa etapa é diminuir a dependência de cookies ao captar e utilizar dados primários para alcançar os clientes que você já têm ou aqueles que podem ter interesse na sua marca. Soluções impulsionadas por Inteligência Artificial, como o Google Analytics 4, conseguem fazer uma mensuração em diferentes plataformas e canais com a ajuda do machine learning e potencializar ainda mais os seus resultados.

Ícone de imagem e uma lâmpada. Alto-falante e balão de fala. Emblema com uma etiqueta de compras. O que mais contribui nas vendas em mídia digital? 89% criativo 6% mídia 5% marca.

Bons criativos têm o poder de destravar oportunidades para gerar mais conversões, otimizar melhores práticas, além de possibilitar maiores vantagens competitivas em performance. Isso sem contar que dão a chance de experimentar e aprender sobre como converter com diferentes audiências. O Google tem uma ferramenta que ajuda a medir a qualidade do anúncio e dá feedbacks sobre a relevância e a diversidade das mensagens.

Uma saída em tempos incertos

A jornada de transformação digital impõe inúmeros desafios às empresas, mas quanto mais tempo elas demoram para começar a trilhar esse caminho, mais difícil fica. Esse é um processo em etapas, e cada passo tem valor, porque traz aprendizados importantes. E em um momento em que os consumidores estão mais intencionais, sai na frente quem estiver pronto para atendê-los durante toda a sua experiência de compra, o que só é possível com uma presença digital madura.

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