Tendências de consumo de conteúdo digital para 2021
Panorama do consumo de conteúdos digitais nos últimos anos
Os avanços nas áreas de tecnologia e a chegada das novas gerações, que estão mais ambientadas com a Internet, impulsionaram o aumento do consumo de conteúdos digitais durante os últimos anos. Em especial, a geração Z que é composta por pessoas nativas digitais, ou seja, que nasceram depois da popularização da Internet e das suas funcionalidades.
Além disso, a pandemia do novo coronavírus impactou ainda mais esse consumo, já que as pessoas foram obrigadas a cumprir o isolamento social para evitar o aumento do contágio pelo vírus. Assim, as pessoas começaram a consumir mais conteúdo pela Internet para adquirir informação, atualizar conhecimento, manter relacionamentos, procurar entretenimento ou comprar produtos e serviços.
As empresas tiveram que compreender esse novo comportamento do consumidor para se adaptar à nova realidade do mercado. Dessa forma, o processo de transformação digital que antes era realizado visando o longo prazo acabou sendo antecipado para atender as necessidades dos consumidores de maneira mais assertiva.
Portanto, muitas organizações que até o momento não tinham presença digital precisaram criar sites, e-commerces, blogs e redes sociais para construir sua autoridade online e conseguir mais visibilidade na Internet. E aquelas que já tinham esses canais precisaram criar estratégias de marketing mais eficientes devido o aumento da concorrência virtual.
É importante mencionar que esses canais e essas estratégias digitais não sobrevivem sem um conteúdo relevante e de qualidade que mantenha os visitantes, a audiência e os seguidores engajados.
Por isso, o aumento do consumo digital também impulsionou a melhoria dos conteúdos disponibilizados pelas empresas, já que elas visam a atrair pessoas para garantir que seus produtos e serviços sejam vendidos com mais facilidade.
5 tendências de consumo de conteúdo digital para 2021
É importante que as empresas fiquem antenadas às tendências de consumo de conteúdo digital, assim será possível criar estratégias de marketing mais assertivas para 2021. Se esse assunto gerou curiosidade, continue a leitura e conheça as tendências relacionadas aos conteúdos de vídeo, voz, texto e de imagem. Vamos lá!
1. Conteúdo por vídeo
Nos últimos anos o consumo de conteúdo em vídeo cresceu muito, em especial, no YouTube que hoje é o segundo mecanismo de busca mais usado no Brasil. No período da quarentena as pessoas passaram a consumir muito conteúdo informativo, educativo e de entretenimento nessa rede social, por isso a tendência é que esse comportamento continue em 2021.
Os vídeos curtos e criativos de 15 segundos também estão ganhando destaque, por isso eles podem ser utilizados como estratégia de marketing viral. Nesse caso, podemos citar como exemplo os vídeos postados no TikTok e no Reels do Instagram. Esse conteúdo costuma ser mais informal e divertido, por isso é mais fácil conseguir o engajamento dos seguidores.
As transmissões ao vivo por meio das redes sociais também continuarão em foco em 2021, já que as pessoas gostaram deste formato de conteúdo e as empresas se adaptaram. Agora elas têm mais facilidade para utilizarem essa estratégia na sua produção de conteúdo digital. Lembre-se de que a live é uma forma mais interativa para mostrar momentos internos e eventos, bem como educar a audiência.
2. Conteúdo por voz
O áudio também está ganhando destaque entre os conteúdos digitais, já que ele pode ser consumido com facilidade. Por exemplo, é possível escutar um áudio no carro, no trabalho, na academia, no supermercado, em casa, na caminhada, no transporte público, entre diversos outros lugares.
Esse conteúdo pode ser em formato de podcast, posts narrados e audiobooks. É importante mencionar que existe um crescimento na criação de posts de áudio tanto para blogs quanto para redes sociais. No caso dos blogs, a audiência tem a possibilidade de escolher entre ler ou escutar o conteúdo do post.
3. Conteúdo temporário
Outra tendência são os conteúdos temporários, ou seja, imagens, textos ou vídeos disponibilizados por um curto período de tempo nas redes sociais. É possível postar esse tipo de conteúdo nos stories do Facebook, Instagram, LinkedIn, Snapchat e YouTube, bem como no status do WhatsApp.
Normalmente, eles apresentam mais engajamento do que o conteúdo apresentado no feed, pois são mais descontraídos, humanizados e informais. É importante destacar que é possível fazer enquetes, quiz e perguntas abertas para os seguidores interagirem e se manterem ativos nas suas redes sociais.
4. Conteúdo em texto
O conteúdo em texto nunca sai de moda, mas ele deve ganhar uma repaginada. Nesse caso, as estratégias de storytelling serão amplamente utilizadas para criar emoção e estreitar laços com a audiência. Vale mencionar que os conteúdos escritos precisam ser otimizados para serem reconhecidos nas pesquisas de voz, já que essa é uma tendência prevista para 2021.
5. Conteúdo em imagem
O conteúdo em imagem também continuará em alta, em especial, devido às redes sociais que são visuais, como o Pinterest. Hoje, essa rede pode ser considerada um mecanismo de busca muito utilizado para encontrar referências para viagens, moda e decoração. Por isso, as imagens de qualidade dos produtos devem ser mais valorizadas.
O uso de técnicas de SEO nas imagens também será imprescindível, já que o conteúdo visual de uma empresa pode ser encontrado no Google Imagens por meio da sua descrição.
Podemos concluir que de acordo com as tendências de consumo de conteúdo digital, os vídeos e os áudios estarão ainda mais em alta no ano de 2021. Por isso, é essencial que as empresas adotem estratégias relacionadas a eles. Além disso, as imagens e os textos ainda serão valorizados desde que desenvolvidos com as técnicas certas.